Conhecendo a DRE

A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é um documento contábil que demonstra de forma sintética as operações da empresa, evidenciando se sua empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período. Além disso, ela demonstra as principais contas, receitas, despesas, pró-labore, custo de mercadoria vendida, impostos, entre várias outras contas que compõem o contábil da sua empresa. A partir disso, conseguimos mensurar a diferença entre as entradas e saídas da empresa e obter o lucro líquido do período.

A Digi envia para todos os clientes a DRE mensalmente. Nós acreditamos na importância de o cliente acompanhar juntamente conosco a evolução de sua empresa, por isso, ao enviar esse documento contábil, o cliente consegue perceber os dados de sua empresa e assim tomar as melhores decisões.

Mas você sabe o que cada termo que compõe a DRE significa? Iremos especificar os mais usados para que você compreenda melhor o que os números estão te dizendo em determinado período.

RECEITA BRUTA

É o faturamento da sua empresa. Elas estão divididas em tópicos:

VENDA DE MERCADORIAS

Se sua empresa é um comércio, todo o faturamento de mercadorias vendidas entram aqui, é a receita que sua empresa teve ao realizar as vendas.

SERVIÇOS PRESTADOS

Empresas que prestam serviços para outras pessoas ou empresas, toda receita do serviço prestado entra aqui.

DEDUÇÕES

São despesas provenientes das receitas, ou seja, são custos que resultam de acordo com as vendas e/ou serviços prestados. Como por exemplo:

(-) DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS

Como o próprio nome já diz, é quando algum cliente devolve mercadorias. Sendo assim o valor da devolução é negativo e subtrai das vendas de mercadorias.

(- ) SIMPLES NACIONAL

É a despesa com imposto que todas as empresas do Simples Nacional tem mensalmente de acordo com o seu faturamento, por isso o valor é negativo e varia de acordo com o valor das receitas.

CUSTO DE MERCADORIA VENDIDA

São os custos que a sua empresa teve para comprar as mercadorias a serem vendidas, o valor é negativo e subtrai das vendas de mercadorias.

DESPESAS

São os gastos que sua empresa teve durante o período, e podem ser divididos em despesas operacionais, despesas com vendas, despesas administrativas e outras despesas operacionais. São valores negativos e quando maiores que as receitas geram prejuízo no período. Segue alguns exemplos das despesas:

SERVIÇOS PRESTADOS POR TERCEIROS

Aqui entram todos os valores de despesa com outros serviços que sua empresa teve, como por exemplo o gasto com sua contabilidade. São os serviços prestados por outras pessoas para a sua empresa.

PRÓ-LABORE

É a remuneração do sócio que trabalha na empresa, ele é um valor definido e gera o imposto INSS, por isso nesse campo é o valor total do gasto com pró labore, incluindo o INSS.

Vale destacar: distribuição de lucros e pró labore são diferentes. A distribuição de lucros é o valor dividido para os sócios de acordo com o faturamento da empresa e o percentual de participação. Não consta na DRE, pois é classificado no passivo circulante da empresa.

IMPOSTOS E TAXAS DIVERSOS

Juros, multas, impostos diversos. Todas essas despesas podem entrar aqui.

TARIFAS BANCÁRIAS

Sabe aquelas tarifas descontadas na sua fatura do banco? Seja por transferência, saque, anuidade… todas elas entram aqui e também se classificam como uma despesa.

E aí? Já se familiarizou com a DRE? Já sabe analisar os dados que ela trás da sua empresa?

Ressaltamos que é super importante acompanhar as DRE enviadas por sua contabilidade, pois são elas que apresentam o resultado da sua empresa, lucro ou prejuízo. Por isso, fique atento! A DRE vai te ajudar a tomar as melhores decisões.