O que enviar mensalmente para a contabilidade?

Muitos clientes têm dúvidas sobre quais documentos enviar para contabilidade quando chega ao final do mês, por isso montamos um manual para auxiliar vocês.

Toda a movimentação mensal da empresa deve ser enviada de forma completa para o cumprimento das obrigações perante o fisco.

Muitos clientes têm dúvidas sobre quais documentos enviar para contabilidade quando chega ao final do mês, por isso montamos um manual para auxiliar vocês.

Toda a movimentação mensal da empresa deve ser enviada de forma completa para o cumprimento das obrigações perante o fisco.




      ●          NOTAS DE VENDA DE PRODUTO
Neste campo você irá anexar as notas fiscais de vendas de seus produtos, aquelas notas que geram RECEITA para a sua empresa. Lembre-se: As notas fiscais de venda de produtos devem ser emitidas  para os clientes, sempre respeitando o mês de competência. Envie em formato XML e PDF.
 
      ●          NOTAS DE COMPRA DE PRODUTO P/ USO
Aqui é sobre as DESPESAS da sua empresa, ou seja, as notas que os seus fornecedores emitem. As notas fiscais de materiais adquiridos para uso e consumo também devem ser anexadas aqui. A nota fiscal deverá ser em nome da empresa.
Exemplo: Compra de materiais de escritório, compra de produtos para revenda.
 
      ●          NOTAS DE COMPRA DE IMOBILIZADO
Já aqui, será anexado as notas fiscais referentes a aquisição de imobilizado para a empresa. Os bens imobilizados são aqueles utilizados no exercício da atividade-fim da empresa.  A nota fiscal deverá ser em nome da empresa.

Exemplo: Compra de computadores, máquinas, móveis, veículos, softwares entre outros …
 
      ●          NOTAS DE SERVIÇO TOMADO
Anexar nesse campo as notas fiscais emitidas pelos prestadores de serviço, em formato PDF e XML. As Notas Fiscais de Serviços tomados são aquelas Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) emitidas contra o seu CNPJ. Estes documentos identificam as operações na qual você é o tomador (contratante) de um terceiro, um prestador de serviços.
 
      ●          COMPROVANTES DE PAGAMENTO
Neste campo devem ser anexados os comprovantes de pagamento dos impostos mensais, como: Guia DAS, DARFs,  INSS, ICMS, PIS, COFINS, TAXAS DA PREFEITURA, e etc. Aqui também abrange recibo de aluguel, de locações, se a empresa comprou algo sem nota fiscal, pagamentos de empréstimos, financiamentos.. envie aqui. Não esqueça de pagar os impostos no prazo correto, a Receita Federal está de olho e cobra juros por cada dia em atraso!
 
      ●          COMPROVANTE DE RETIRADAS DE LUCROS E PRÓ-LABORE
Sim, Retirada de Lucros e Pró labore são movimentações distintas.

A retirada de lucros é aquele valor que cada sócio tem direito sobre o faturamento da empresa de acordo com sua porcentagem de participação no negócio.

Pró-labore é a remuneração paga mensalmente aos sócios que desempenham atividade administrativa na empresa e também gera o imposto INSS. Por isso, o valor total do pró-labore menos o INSS é o valor a ser retirado mensalmente, ou seja, sempre o valor líquido enviado mensalmente no recibo de pagamento.
 
 
      ●          EXTRATO BANCÁRIO DAS CONTAS PJ DA EMPRESA
Você sabia que a conta bancária da empresa é diferente da conta bancária do sócio? Aqui os patrimônios não se misturam!

Neste campo você deve anexar todos os extratos bancários da empresa nos formatos OFX e PDF. Isso mesmo que você leu, precisamos dos dois formatos. É importante enviar em OFX porque precisamos importar para o nosso sistema e não conseguimos importar em outro formato, e precisamos do formato PDF para realizar as devidas conferências.

Já ensinamos por aqui como tirar seu extrato em OFX, acesse neste link, caso não consiga ou tenha dúvida é só entrar em contato com nosso time do atendimento.


Vale destacar que se a empresa tiver mais de uma conta bancária, ela deve anexar os extratos de todas as contas.
 
 
 
 
      ●          CONTROLE/REGISTRO DE ESTOQUE
O controle de estoque deve ser realizado por empresas que possuem estoque físico. Ou seja, apenas comerciantes de produtos físicos, como roupas, eletrônicos entre outros.
 
Para realizar o controle de estoque é preciso utilizar um sistema que realize o registro da entrada e saída dos produtos na sua empresa, ou realizar o controle de forma manual via planilha.
 
Se você utiliza sistema de emissão de notas fiscais, certamente ele oferece o módulo de estoque, permitindo assim o registro e controle de forma automatizada via notas de saída e entrada.
 
Se seu estoque for pequeno, ou não tenha um sistema que controle o estoque, você pode realizar o controle via planilha, no final de cada mês. Use nossa planilha modelo abaixo.
BAIXAR: PLANILHA-CONTROLE-DE-ESTOQUE.xlsx
 
O importante aqui é registrar ao final do mês, o produto, a quantidade daquele produto, e valor total do estoque (custo de compra das mercadorias), sendo totalizado por cada produto.
 
      ●          CONCILIAÇÃO BANCÁRIA/CONTROLE FINANCEIRO
Anexar o controle financeiro e/ou a conciliação bancária da conta PJ da empresa.

Conciliação bancária é a comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da conta PJ, e está lançado no extrato bancário do mesmo período. Esse documento é essencial para a saúde financeira da empresa, pois através dele é possível certificar  quanto de saldo a empresa dispõe e com isso, é capaz de auxiliar em várias tomadas de decisão

Aqui temos um modelo de planilha para realizar a conciliação bancária.
BAIXAR: MODELO-CONTROLE-FINANCEIRO.xlsx
 
      ●          NOTAS DE SERVIÇO PRESTADOS: Neste campo você irá anexar as notas fiscais dos serviços prestados para o seu cliente, essas notas são responsáveis por gerar a RECEITA da sua empresa. Lembre-se: As notas fiscais de serviços prestados devem ser emitidas  para os clientes, sempre respeitando o mês de competência. Envie em formato XML e PDF.