Todas as pessoas possuem um nome, pois assim que nascem elas são registradasem cartório. É obrigatório registrar o nascimento desse bebê e dar um nome a ele. Vamossupor que essa criança chama-se Maria Luiza Martins Siqueira, este é o nome dela,registrado em cartório. Só que todos chamam ela de Malu, familiares e amigos. Outro dia,Malu descobriu que em outro Estado, com uma outra idade, também existe uma outra MariaLuiza Martins Siqueira. Elas são pessoas completamente diferentes, mas possuem omesmo nome, o CPF que é diferente, esse nunca vai ser igual, com nenhuma pessoa doBrasil todo.
O mesmo acontece com empresas. Elas precisam ser registradas, mas não nocartório e sim em uma Junta Comercial. Ao serem registradas, elas ganham uma razãosocial que é como se fosse um nome. Essa empresa também pode ter um “apelido”, maschamamos ele de Nome Fantasia. Um exemplo: O nome fantasia é Nubank, mas a RazãoSocial é NU Pagamentos S.A. Ou seja, de um modo geral, a razão social é o nome daempresa e o nome fantasia é o apelido. Geralmente, o público conhece mais pelo “apelido”do que pelo “nome” em si.
Assim como na situação da pessoa física, da Malu do exemplo, pode sim existir umaoutra empresa em algum lugar do Brasil com a mesma razão social da sua empresa ou omesmo nome fantasia. Isso é um problema? Depende.
Existe algo chamado de registro de marca que é quando uma empresa registra asua razão social ou seu nome fantasia em um órgão chamado Instituto Nacional daPropriedade Industrial (INPI). Registrando, isso significa que nenhuma outra empresanaquele nicho pode usar esse nome. Um exemplo: Nenhuma empresa pode chamarNubank no ramo de Bancos, fintech, mercado financeiro. Porém, pode existir uma padariaNubank ou uma loja de roupas Nubank.
Então, se existe uma empresa no mesmo ramo que o seu, com a mesma razãosocial e/ou nome fantasia e eles registrarem a marca deles no INPI primeiro, isso significaque você irá precisar mudar o nome da sua marca.
Imagina você construir toda a marca da sua empresa, seja comércio ou serviços edepois ter que mudar tudo por que alguém já usa o nome que você escolheu? Isso jáaconteceu com grandes empresas como a Playboy. Seu primeiro nome na verdade foi StagParty. Só que já existia uma revista chamada Stag Magazine com público voltado parahomens, então, eles receberam uma intimação e tiveram que repensar toda a marca.Para que esse tipo de situação não aconteça com você é bem simples: bastaregistrar a sua marca. Como? Isso a Digi faz para você! Cuidamos de todo o processo,desde a viabilidade até o registro no INPI. Chama a gente aqui para te explicarmos melhorcomo funciona.