Razão Social, Nome Fantasia e Registro de Marca: tudo que você precisa saber sobre esse assunto

Todas as pessoas possuem um nome, pois assim que nascem elas são registradas
em cartório. É obrigatório registrar o nascimento desse bebê e dar um nome a ele. Vamos
supor que essa criança chama-se Maria Luiza Martins Siqueira, este é o nome dela,
registrado em cartório. Só que todos chamam ela de Malu, familiares e amigos. Outro dia,
Malu descobriu que em outro Estado, com uma outra idade, também existe uma outra Maria
Luiza Martins Siqueira. Elas são pessoas completamente diferentes, mas possuem o
mesmo nome, o CPF que é diferente, esse nunca vai ser igual, com nenhuma pessoa do
Brasil todo.


O mesmo acontece com empresas. Elas precisam ser registradas, mas não no
cartório e sim em uma Junta Comercial. Ao serem registradas, elas ganham uma razão
social que é como se fosse um nome. Essa empresa também pode ter um “apelido”, mas
chamamos ele de Nome Fantasia. Um exemplo: O nome fantasia é Nubank, mas a Razão
Social é NU Pagamentos S.A. Ou seja, de um modo geral, a razão social é o nome da
empresa e o nome fantasia é o apelido. Geralmente, o público conhece mais pelo “apelido”
do que pelo “nome” em si.


Assim como na situação da pessoa física, da Malu do exemplo, pode sim existir uma
outra empresa em algum lugar do Brasil com a mesma razão social da sua empresa ou o
mesmo nome fantasia. Isso é um problema? Depende.


Existe algo chamado de registro de marca que é quando uma empresa registra a
sua razão social ou seu nome fantasia em um órgão chamado Instituto Nacional da
Propriedade Industrial (INPI). Registrando, isso significa que nenhuma outra empresa
naquele nicho pode usar esse nome. Um exemplo: Nenhuma empresa pode chamar
Nubank no ramo de Bancos, fintech, mercado financeiro. Porém, pode existir uma padaria
Nubank ou uma loja de roupas Nubank.


Então, se existe uma empresa no mesmo ramo que o seu, com a mesma razão
social e/ou nome fantasia e eles registrarem a marca deles no INPI primeiro, isso significa
que você irá precisar mudar o nome da sua marca.


Imagina você construir toda a marca da sua empresa, seja comércio ou serviços e
depois ter que mudar tudo por que alguém já usa o nome que você escolheu? Isso já
aconteceu com grandes empresas como a Playboy. Seu primeiro nome na verdade foi Stag
Party. Só que já existia uma revista chamada Stag Magazine com público voltado para
homens, então, eles receberam uma intimação e tiveram que repensar toda a marca.
Para que esse tipo de situação não aconteça com você é bem simples: basta
registrar a sua marca. Como? Isso a Digi faz para você! Cuidamos de todo o processo,
desde a viabilidade até o registro no INPI. Chama a gente aqui para te explicarmos melhor
como funciona.