Os infoprodutores são pessoas/empresas que possuem conhecimento específico e dominam sobre determinado assunto, a partir disso eles produzem infoprodutos. O infoproduto é toda informação distribuída na internet, onde o seu principal objetivo é educar, informar e descomplicar sua vida. Ah! Um infoproduto pode ser gratuito ou não, a única regra é que ele deve ser distribuído/vendido através do meio digital e suas muitas ferramentas. Os infoprodutos podem ser: books, vídeo aula, podcasts e muitos outros materiais que tem como finalidade ensinar e facilitar a vida das pessoas.
Para se tornar um infoprodutor é preciso dominar muito bem, ser um especialista no assunto que deseja compartilhar através do seu infoproduto. Porque diferente dos geradores de conteúdo, um infoprodutor estará disponibilizando um conteúdo genuinamente seu, algo que somente ele poderá oferecer.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, em 2020 houve um aumento de 130% na procura por cursos à distância, podemos dizer que as transformações causadas pela Covid aceleraram algumas mudanças que já estavam para acontecer.
Por ser um produto totalmente digital, o infoproduto possibilita que as pessoas tenham acesso a todo e qualquer tipo de conteúdo de onde elas estiverem a hora que preferirem, com total comodidade e praticidade.
Além disso, as vantagens para quem produz o infoproduto são muitas, pois, você pode oferecer um curso online que poderá ficar ativo pelo tempo que for necessário e útil para o aprendizado das pessoas.
Outro fator positivo é o fato de ser online, automatiza todo processo burocrático de entrega do produto e consumo dele, já que a única coisa que as pessoas irão precisar ter é acesso a internet.
Também podemos citar como vantagens:
EMISSÃO DE NOTAS E CARGA TRIBUTÁRIA DOS INFOPRODUTOS
Após disponibilizar os infoprodutos em uma plataforma de vendas (KIWIFY, HOTMART, EDUZZ), assim que a venda for realizada, será necessário emitir as notas para seus clientes.Para cursos, treinamentos, mentorias, podcasts, usamos o CNAE: 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial – e será emitida uma nota fiscal de SERVIÇO.
Já nas vendas dos e-books, indicamos os CNAES: 4761-0/01 – Comércio varejista de livros, 5811-5/00 – Edição de livros. Neste caso, será emitido uma nota fiscal de PRODUTO.
Em caso de em um mesmo infoproduto abranger tanto a parte de serviço, como a parte dos e-books, será feito um split das notas fiscais, ou seja, divisão de um mesmo pagamento em uma nota de serviços e uma nota de produto.Para empresas do Simples Nacional, a tributação inicial para serviços é a partir de 6% e para comércio, a partir de 4%.
Neste link nós explicamos um pouco mais sobre as estratégias para infoprodutores economizarem impostos.Tendo dúvidas quanto a parte contábil e tributária dos infoprodutos, entre em contato com o nosso time, estamos prontos para atendê-lo. 🙂