Conciliação Contábil

Você conhece a conciliação contábil?

A conciliação contábil é a conferência e análise de todas as contas do balanço patrimonial da empresa, através da conciliação é possível identificar todos os pagamentos e recebimentos com as respectivas notas fiscais, pagamento de impostos, distribuição de lucros, empréstimos e todas as demais movimentações.

Para que seja possível fazer uma conciliação contábil correta são necessários documentos que informem todas as transações da empresa, como comprovantes, contratos, controle financeiro, extratos bancários… A contabilidade precisa da documentação mensal completa para que seu balanço também esteja completo. Se você ainda tiver dúvida de quais documentos enviar mensalmente para a Digi, é só clicar aqui que te explicamos detalhadamente. (https://ajuda.digiconts.com.br/ferramentas/o-que-enviar-mensalmente-para-a-contabilidade/)

Desse modo, através da conciliação contábil juntamente com a conciliação financeira conseguimos ter as informações detalhadas de suas movimentações fazendo com que os lançamentos contábeis estejam de acordo com a realidade da empresa, possibilitando uma melhor tomada de decisão.

Mas lembre-se: conciliação financeira é diferente da conciliação contábil, se você quiser saber mais sobre essa conciliação temos um manual pronto para te explicar, é só clicar aqui. (https://ajuda.digiconts.com.br/ferramentas/vamos-falar-um-pouco-sobre-o-controle-financeiro-da-sua-empresa/)

A conciliação contábil é muito importante e também influencia outras declarações, como por exemplo:

  • Envio do SPED, declaração enviada à junta comercial para formalizar o balanço e comprovar a veracidade das informações.
  • IRPF, pois toda distribuição contida no balanço também é colocada na declaração, e caso o balanço esteja sem a conciliação esses valores podem apresentar erros e consequentemente a Declaração de Imposto de Renda também ficará errada.

É por isso que você precisa enviar toda a documentação correta e completa mensalmente para a contabilidade. O balanço conciliado corretamente vai te ajudar a tomar decisões para o futuro da sua empresa, além de evitar problemas futuros com erros em declarações.